noticia / planos-passam-a-oferecer-medicacao

Planos passam a oferecer medicação para efeitos colaterais do tratamento de câncer


 

 

REMEDIOS

 

As operadoras de planos de saúde passaram a oferecer medicamentos para controlar em casa os efeitos colaterais do tratamento de câncer. A medida é resultado da determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que obriga a distribuição de oito grupos de medicamentos para tratar desconfortos comuns aos pacientes submetidos à quimioterapia, como anemia, infecções, diarreia, náusea e vômito, por exemplo.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca que, além do fato de receberam a medicação sem qualquer tipo de custo, o tratamento em casa já é um benefício que contribui para a melhora da qualidade de vida da pessoa com câncer. 'São pacientes que poderão ter o seu tratamento no domicílio sem que sejam obrigados a fazerem internações que sempre trazem muitos transtornos não só para o paciente, com para a sua família. Então vão poder ser tratados com mais dignidade, com mais respeito. E ter, também, essa possibilidade de contar com a convivência da sua família em momentos tão importantes do enfrentamento das suas enfermidades', afirma Chioro.
O gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Teófilo Rodrigues, explica o que o usuário do plano de saúde deve fazer para conseguir a medicação contra os efeitos colaterais da quimioterapia. 'Estar sendo acompanhado pelo seu médico, seu oncologista, seu clínico. Ele vai prescrever o remédio, desde que o sintoma que ele apresente tenha relação com o tratamento quimioterápico que ele faz, então ele passa a ter direito. Com essa prescrição ele vai ver com a operadora dele, ver como a operadora vai fazer essa distribuição. Se ela vai entregar para ele o medicamento, se ela vai fornecer em casa ou através de uma empresa que distribui medicamento. Cada operadora vai organizar a forma de ela distribuir esse medicamento', destaca Teófilo.

Estimativa da ANS aponta que cerca de 10 mil pessoas já recebem dos planos de saúde medicamentos para tratar o câncer em casa. O usuário do plano de saúde que não conseguir ser atendido pela operadora quando solicitar a medicação deve denunciar pelo telefone da ANS 0800 701 9656 ou pelo site www.ans.gov.br.
Fonte: Blog da Saúde

Categoria: Notícia

Publicado em:

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

By Redbit