noticia / planos-de-saude_-conceito-e-tipos-de-operadoras

Planos de Saúde: conceito e tipos de operadoras


 

PLANO DE SAÚDE

Conceito.

Um plano de saúde consiste em um seguro de proteção adquirido pelas pessoas com o objetivo de se precaver ante os riscos de incorrerem em despesas médicas.

Mediante uma previsão do risco global das despesas de saúde de um determinado grupo de pessoas - o que também pode incluir cobertura odontológica -, a empresa seguradora é capaz de assegurar fontes de rendimento de tal forma que haja a disponibilidade de recursos para os pagamentos dos benefícios médicos especificados na apólice do seguro.

Tipos de operadoras.

Cooperativas médicas.

São empresas sem fins lucrativos, constituídas pela Lei 5.764, de 16 de Dezembro de 1971 (Lei das Cooperativas), cuja finalidade é as de operar planos de saúde privados.

Autogestão.

É o sistema, sem finalidade de lucro, no qual uma companhia ou outro tipo de organização institui e administra o plano privado de saúde de seus funcionários ativos, aposentados, pensionistas e ex-empregados e respectivos grupos familiares.

Filantropia.

Nesta categoria estão incluídas entidades sem fins lucrativos que operam planos de saúde privados, sendo que estas organizações precisam ser certificadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social e possuírem uma declaração do Ministério Justiça ou de governos estaduais e municipais quanto à sua função de utilidade pública.

Medicina de grupo.

Empresas que operam planos de saúde de característica privada, à exceção das que compõem outras modalidades de atuação.

Seguradoras especializadas.

São as empresas autorizadas a operar - em caráter exclusivo - seguro saúde. No seu estatuto deve conter a proibição expressa de atuarem em quaisquer outros ramos do seguro.

Administradoras de benefícios.

São empresas que atuam na administração de planos coletivos de assistência à saúde, sendo financiadas por uma operadora. Não assumem os riscos inerentes às operações desses planos, além de não possuírem redes próprias, credenciadas ou referenciadas de serviços médico-hospitalares ou odontológicos e também não apresentam vínculo contratual direto com os beneficiários.


Categoria: Notícia

Publicado em:

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

By Redbit