Notícia / Corretores protestam contra o que consideram abusos de operadoras

Corretores protestam contra o que consideram abusos de operadoras


Plano de SaúdeRIO - Durante uma manifestação marcada para às 15h desta quinta-feira, na Rua São José, no Centro, a Associação de Vendedores de Planos de Saúde do Estado do Rio de Janeiro realizará um protesto contra o que considera abusos praticados pelas operadoras. A entidade espera reunir cerca de mil representantes da categoria, além de usuários dos serviços de saúde suplementar.

Segundo o presidente da associação, Ronaldo Carvalho, o vendedor, também chamado de corretor de planos de saúde, vem perdendo clientes e remuneração. Os motivos seriam a escassez da oferta de planos individuais pelas empresas e o surgimento das administradoras de benefícios - intermediárias da negociação entre operadoras e clientes.

- Somos uma parte muito importante desse cenário, e só temos tido perdas. Nossas comissões estão menores, e não somos trabalhadores assalariados, não temos carteira assinada. Além disso, estamos sofrendo pressão de todos os lados. Chegamos ao ponto de ter de recusar clientes, porque os planos individuais são escassos e nos coletivos por adesão nem todo mundo que precisa e quer pagar consegue ser aceito. Quando há algum problema, porém, a empresa diz ao cliente que ele deve procurar pelo corretor - diz Carvalho, há 20 anos no setor.

Reportagem da Defesa do Consumidor do GLOBO publicada no iníco do mês constatou a dificuldade dos consumidores que buscam contratar um novo plano. Se os contratos individuais têm mensalidades mais altas, os planos coletivos por adesão incluem itens como a ruptura unilateral do contrato por parte da empresa e a possibilidade de rejeição de idosos e crianças pequenas.

Na ocasião, a Federação Nacional de Saúde Suplementar e a Associação Brasileira de Medicina de Grupo disseram que a oferta de planos por segmentação (individual, empresarial ou por adesão) é livre à iniciativa privada.

Ronaldo Carvalho informou ainda que durante a manifestação a categoria, cerca de 5 mil profissionais no Estado do Rio, fará um ato de repúdio às declarações de João Luís Barroca, diretor-adjunto da Diretoria de Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esta semana, em entrevista a um programa de TV, ele chamou a atenção dos consumidores para que desconfiem quando receberem ofertas de planos a preços muito baixos.

- Precisamos que a população conheça o nosso trabalho, que tenha informações corretas sobre o papel do vendedor ou corretor de planos de saúde. Do modo como ele falou, pareceu que nós é que deteminamos os valores dos planos. Assim como os consumidores, estamos sendo prejudicados com essas mudanças no setor. Queremos que as operadoras voltem a oferecer os planos individuais como antes. Hoje, apenas Unimed-Rio e Assim oferecem o produto - destaca o presidente da associação.

A ANS negou que as declarações do diretor tenham sido direcionadas aos corretores, e informou que Barroca estava apenas apresentando uma campanha da reguladora sobre o consumo consciente.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/planos-de-saude-corretores-protestam-contra-que-consideram-abusos-de-operadoras-10613992#ixzz2jPIScH4q 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Categoria: Notícia

Publicado em:

Contate-nos!

Por favor, utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco:

By Redbit