noticia / ans-implanta-sistema-de-avaliacao-para-operadoras-de-plano-de-saude


ANS implanta sistema de avaliação para operadoras de plano de saúde


ansDe acordo com nova resolução da Agência Nacional de Saúde  Suplementar (ANS), a partir de março, todas as operadoras de planos de saúde serão obrigadas a divulgar em seus materiais publicitários indicativos de qualidade de seus serviços

Segundo André Longo, diretor-presidente da ANS, médicos, laboratórios e hospitais serão submetidos a uma avaliação regulamentada pelo órgão e o resultado dessa avaliação deverá estar em todo material publicitário da empresa, seja ele online ou impresso. 

Os médicos serão avaliados quanto a existência ou não de licença médica, especializações, licenças da Vigilância Sanitária, entre outros critérios. Já os hospitais, quanto a taxas de infecção hospitalar, tempo de espera na urgência e emergência, acessibilidade à pessoa com deficiência, taxa de mortalidade cirúrgica e satisfação do cliente. 

Quem não cumprir a exigência pagará uma multa cotada em 35 mil reais. 

Reclamações 

Quanto às inúmeras reclamações recebidas contra os planos de saúde, Longo contou que há um sistema a ser implantado que viabiliza uma resposta mais rápida. A partir do dia 19 de março, reclamações sobre cobranças indevidas, falhas de cobertura e quebra de contrato, por exemplo, serão tratadas com rigor e com prazo máximo de resposta. 

'Hoje, essas demandas são tratadas sem um fluxo de tempo para a resposta. Isso vai passar a existir, e o consumidor vai poder, até mesmo, acompanhar as suas demandas no site da agência', completou o diretor. 

Segundo Longo, em 2013, a ANS recebeu mais de 100 mil reclamações. Cerca de 70 mil relacionadas à falhas de cobertura. 


Categoria: Notícia

Publicado em:

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

By Redbit