noticia / saiba-como-declarar-plano-de-saude-familiar-no-imposto-de-renda

Saiba como declarar plano de saúde familiar no Imposto de Renda


 

Representante do SindiReceita responde às dúvidas sobre como declarar dependentes

 

Seja declaração de cônjuge casado ou em união estável, depois de cinco anos, independente do sexo do casal, a declaração pode ser em conjunto, separado, dependente ou com bens comuns divididos na declaração dos dois. O que parece simples, na verdade, através das dúvidas mandadas, torna-se assunto que, às vezes, depende da opinião do especialista.

 
Para responder às dúvidas dos ouvintes, o Em Conta tem a participação do convidado especial, o representante do SindiReceita - Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, Francisco Pinto de Souza. São cinco as dúvidas respondidas, com detalhes:
 
Osvaldo Vaz Lobo:
- O Plano de Saúde da família é pago pela minha esposa, na empresa em que ela trabalha. Eu posso deduzir a minha parte na minha declaração? Então, eu posso ser dependente da minha esposa, na declaração, e mesmo assim fazer outra para mim, em separado?
 
Ouvinte (não se identificou)
- Sou casa há dois anos. No ano passado, coloquei meu marido como meu dependente na declaração, mas neste ano ele vai fazer a declaração sem separado. Eu posso, então, neste ano, colocar ele como meu dependente e ele, vice-versa, me colocar como dependente na declaração dele?
 
Emerson Faustino:
- Eu tenho as despesas de convênio médico da família em separado, ou seja, eu como titular, mais minha esposa e filhos. Se eu optar pelo desconto simplificado, preciso, assim mesmo, declarar as despesas médicas e tal?
 
Maru Márcio Guimarães:
- Minha esposa começou a trabalhar em novembro de 2015. Como faço para declará-la como minha dependente de janeiro a outubro do mesmo ano?
 
Luciomar de Oliveira:
- Campo cônjuge é obrigatório? Se minha esposa não é minha dependente, na declaração, então qual a finalidade de lançar o CPF dela na página de identificação do contribuinte?
 

Trocando em Miúdo também tem uma resposta por dia. A de hoje, por exemplo, é comodeclarar o seu imóvel, cujo valor não pode ser atualizado a cada ano. Para acompanhar,clique aqui:
 
Na segunda-feira (21) este Em Conta também será exclusivo a responder às dúvidas mandadas pelos ouvintes sobre declaração do Imposto de Renda. Até lá.
 
Este Em Conta- a Economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br  Obrigado pela sua boa companhia.

Fonte: http://radios.ebc.com.br/em-conta/edicao/2016-03/saiba-como-declarar-plano-de-saude-familiar-no-imposto-de-renda

Categoria: Notícia

Publicado em:

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

By Redbit